quarta-feira, 15 de junho de 2011

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
No Brasil os recipientes para receber materiais recicláveis seguem o seguinte padrão:


Azul: papel/papelão
Vermelho: plástico
Verde: vidro
Amarelo: metal
Preto: madeira
Laranja: resíduos perigosos
Branco: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Roxo: resíduos radioativos
Marrom: resíduos orgânicos
Cinza: resíduo geralmente não reciclável, 
misturado ou contaminado, não sendo possível de separação.




Veja abaixo com o papel e o vidro são reciclados


O papel é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do cotidiano. Quando não está sendo mais utilizado, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do papel reciclado.O papel reciclado tem praticamente todas as características do papel comum, porém sua cor pode variar de acordo com o papel utilizado no processo de reciclagem. A reciclagem do papel é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o papel é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o papel ou compramos papel reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois árvores deixaram de ser cortadas. Não podemos esquecer também, que a reciclagem de papel gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam,principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de papel. Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de papel é a separação e coleta seletiva do papel. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de papel. 
Tipos de papéis recicláveis
Tipos de papel que podem ser reciclados: papel sulfite, papelão, caixas de embalagens de produtos, papel de presente, folhas de caderno, entre outros.



 O vidro é um dos produtos mais utilizados nas tarefas do dia-a-dia. Ao ser descartado por pessoas e empresas, pode passar por um processo de reciclagem que garante seu reaproveitamento na produção do vidro reciclado.O vidro reciclado tem praticamente todas as características do vidro comum. Ele pode ser reciclado muitas vezes sem perder sua características e qualidade.A reciclagem do vidro é de extrema importância para o meio ambiente. Como sabemos, o vidro é produzido através da celulose de determinados tipos de árvores. Quando reciclamos o vidro ou compramos vidro reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza (rios, lagos, solo, matas). Não podemos esquecer também, que a reciclagem de vidro gera renda para milhares de pessoas no Brasil que atuam, principalmente, em cooperativas de catadores e recicladores de vidro e outros materiais reciclados.Uma das etapas mais importantes no processo de reciclagem de vidro é a separação e coleta seletiva do vidro. Nas empresas, condomínios e outros locais existem espaços destinados ao descarte de vidro. Uma das primeiras etapas no processo de reciclagem do vidro é sua separação por cores (âmbar, verde, translúcido e azul) e tipos (lisos, ondulados, vidros de janelas, de copos, etc). Esta separação é de extrema importância para a fabricação de novos objetos de vidro, pois garante suas características e qualidades.

Tipos de vidros recicláveis
- Garrafas de sucos, refrigerantes, cervejas e outros tipos de bebidas;
- Potes de alimentos
- Cacos de vidros
- Frascos de remédios
- Frascos de perfumes
- Vidros planos e lisos
- Pára-brisas
- Vidros de janelas
- Pratos, tigelas e copos (desde que não sejam de acrílico, cerâmica ou porcelana) 



Embora a reciclagem apresente muitas vantagens, a decisão de reciclar um determinado resíduo deve ser precedida de um estudo de viabilidade econômica, que deve considerar os seguintes aspectos principais:
  •  Proximidade do local de geração em relação ao de recuperação do resíduo
  • Volume de resíduo gerado disponível para a reciclagem
  •  Custo das etapas de preparo do resíduo antes do processamento, incluindo a coleta, transporte, separação, lavagem e armazenamento;
  •  Existência de demanda para o produto resultante da reciclagem;
  • Existência de tecnologia (processo) para transformação do resíduo;
  •  Custo do processamento e transformação do resíduo em um novo produto, sem prejuízo de suas características e aplicabilidade.



Benefícios Econômicos da Reciclagem

  • A reciclagem de papel economiza matéria-prima (celulose).
  • A reciclagem de 1 kg de vidro quebrado (cacos) gera 1 kg de vidro novo, economizando 1,3 kg de matérias-primas (minérios).
  • A cada 10% de utilização de cacos, há uma economia de 2,9% de energia.
  • A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia que seria usada para produzir alumínio primário.
  • A reciclagem de lixo orgânico, por meio da compostagem, resulta em adubo de excelente qualidade para a agricultura.
  • Uma única latinha de alumínio reciclada economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas .

Benefícios Ambientais da Reciclagem  
  • 50 kg de papel reciclado evitam o corte de uma árvore de 7 anos.
  • Cada tonelada de papel reciclado pode substituir o plantio de até 350 m2 de monocultura de eucalipto.
  • Uma tonelada de papel reciclado economiza 20 mil litros de água e 1.200 litros de óleo combustível.
  • A reciclagem de vidro diminui a emissão de gases poluidores pelas fábricas.
  • A reciclagem do plástico impede um enorme prejuízo ao meio ambiente, pois o material é muito resistente a radiações, calor, ar e água.
  • A cada quilo de alumínio reciclado, 5 kg de bauxita (minério com que se produz o alumínio) são poupados.
  • A reciclagem de vidro aumenta a vida útil dos aterros sanitários e poupa a extração de minérios como areia, barrilha, calcário, feldspato etc.
Benefícios Sociais da Reciclagem 
  • A reciclagem contribui para a diminuição do volume de lixo: o Brasil produz atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia.
  • Recoloca no ciclo de produção um material que pode contaminar o solo, a água e o ar
  • .Dá a destinação correta ao produto que, caso contrário, é muitas vezes acumulado em infectos lixões
  • .A reciclagem de papel gera milhares de empregos: dos catadores de papel aos empregados em empresas de intermediação e recicladoras. 
  • O Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) fornece manuais e cartilhas que orientam como montar um programa de coleta seletiva.
  • A reciclagem de plástico no Brasil gera cerca de 20 mil empregos diretos em 300 indústrias de reciclagem.
  • No Brasil, estima-se que 100 mil pessoas vivam exclusivamente de coletar latas de alumínio para reciclagem, conseguindo um rendimento mensal, cada uma, de três salários mínimos.
Você sabia que muitos produtos levam muitos anos para serem absorvidos pelo meio-ambiente? Veja abaixo uma relação das substâncias e o tempo que elas levam para serem absorvidas no solo.

· Papel comum: de 2 a 4 semanas
· Cascas de bananas: 2 anos
· Latas: 10 anos
· Vidros: 4.000 anos
· Tecidos: de 100 a 400 anos
· Pontas de cigarros: de 10 a 20 anos
· Couro: 30 anos
· Embalagens de plástico: de 30 a 40 anos
· Cordas de náilon: de 30 a 40 anos
· Chicletes: 5 anos
· Latas de alumínio: de 80 a 100 anos

Conclusão se o ser humano souber utilizar os recursos que a natureza oferece, podemoremos ter, muito em breve, um ambiente mais limpo e desenvolvido de forma sustentável. 

Texto postado por Bruna

Reciclar um ato que toda população deveria ter iniciativa, se eu reciclo, você recicla e milhares de pessoas fazem o mesmo, estamos ajudando o planeta e ajudando nós mesmo, para que em um futuro nossos, filhos, netos possam desfrutar do planeta. O homem é um predador desde que surgiu a terra vem tirando dela para sua subsistência, mais podemos reverter esse quadro cade vez no mundo surgem iniciativas para isso, o ato de reciclar e como usar e repor novamente o que usamos, assim não danificamos a natureza e ela não se revolta contra nós com furacões, tsunamis, terremotos, etc.  Reciclando, não é preciso tirar da natureza novamente, aquilo que ela já nos deu. Reciclar é combater o desperdício, é  garantir o futuro, copiando da própria natureza sua sabedoria. Os benefícios da reciclagem são tão numerosos e diversos que vale a pena conhecer alguns deles, com as postagens do blog. E ai você já reciclou hoje?

Texto postado por Danielle

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios 
que este procedimento trás para o planeta Terra.
Reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. 

Texto postado por Karen

Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.  A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

Texto postado por Thalita

 Vantagens da Reciclagem 

- Ajuda a reduzir a quantidade de resíduos a colocar nos aterros sanitários;
- Ajuda a proteger o meio Ambiente;
- Ajuda a proteger o ar, a água...
- Ajuda a proteger o mundo;
- Ajuda a criar novos empregos;
- Ajuda a tornar as ruas mais limpas. 
- A reciclagem contribui para a proteção das florestas, proteção do meio ambiente, 
e a reduzir a poluição da água, do ar e do solo.
- Ajuda a proteger o nosso Meio Ambiente;
- Ajuda a reduzir os resíduos a colocar nas lixeiras;
- Ajuda a poupar a matéria-prima;
- Ajuda a proteger os nossos bens naturais tais como a água, o ar;
- Ajuda a proteger os seres vivos;
- Ajuda a diminuir o número de lixeiras.